Cálculo de correntes de curto-circuito em
transformadores - Validação de uma ferramenta em Visual Basic/Fortran
MOTIVAÇÃO
Os transformadores de potência são equipamentos imprescindíveis em qualquer sistema elétrico de energia onde seja necessário a interligação de sistemas com diferente nível de tensão. Devido ao seu elevado grau de importância associado ao seu alto custo, torna-se fundamental minimizar ou eliminar consequências prejudiciais para os materiais elétricos, partes mecânicas, instalações e à vida humana de fenómenos decorrentes de defeitos não previstos na rede.
Para tal será desenvolvida/validada uma ferramenta de apoio que permita o cálculo dessas correntes, uniformizando desta forma a metodologia de cálculo usado na EFACEC, de forma a garantir maior rapidez, competitividade e segurança na construção, instalação e manutenção dos transformadores.
OBJETIVOS
Esta dissertação tem como objetivo a validação de uma ferramenta, existente, que permita o cálculo das correntes transitórias (e respetivas formas de onda) nos enrolamentos dos diferentes tipos de transformadores de potência, resultantes de curto-circuitos exteriores ao transformador.
A ferramenta deverá ser exaustiva para englobar os diferentes casos de curto-circuito nas redes e simulará o modelo em baixa frequência do transformador, sendo que os parâmetros RLC a considerar resultam de programas de cálculo existentes.